terça-feira, 29 de dezembro de 2009


A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Defesa Social – Defesa Civil – continua no intenso trabalho para prestar assistência às famílias atingidas pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas do último domingo (27). O monitoramento do nível do rio começou a cerca de três dias por causa das previsões de fortes chuvas que atingiriam o município neste final de semana. A Defesa Civil iniciou o trabalho de alerta às famílias que vivem nas áreas de risco de que o nível do rio Capivari subiria rapidamente depois da chuva deste domingo, registrando 151 mm de água em cerca de uma hora e meia de chuvas.
As famílias removidas e levadas para abrigos com o apoio da Secretaria de Obras e voluntários, segundo a instrução normativa para enchentes emitida pelo Prefeito Luis Donisete Campaci na semana retrasada, recebem café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, além de todos os cuidados sanitários, transporte de móveis e monitoramento da situação das residências alagadas.
O governo municipal continua oferecendo materiais de higiene pessoal e coordenando a higienização dos locais públicos onde as famílias estão abrigadas. Na manhã desta segunda-feira (28), uma nova equipe de saúde foi montada para reforçar as orientações de saúde e visitas aos abrigos.
Segundo os registros da Defesa Civil, foram atingidas cerca de 800 residências, desabrigando e desalojando cerca de 3.500 moradores, entre adultos e crianças. A maioria destas pessoas foi removida para a casa de amigos e/ou parentes.
Os bairros atingidos pelas enchentes são Moreto, Jardim Elisa, Vila Balan, Centro, Nova Aparecida, Padovani, Ribeirão, Rossi, Pão de Açúcar, Jardim São Pedro, Bosque dos Pinheiros, região do Juventus e São João.
A Defesa Civil registrou ainda o rompimento parcial de uma das barragens da Represa da Usina Santa Cruz.
Na manhã desta segunda-feira o nível do Rio Capivari, com medição realizada na régua da ponte da Avenida Pio XII, registrou 3 metros e 12 centímetros acima do nível considerado normal para esta época do ano. O nível do rio começou a baixar no meio da manhã e por volta das 14h registrava 3,60m.

Situação da rede de abastecimento de água
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – informou que houve rompimento das redes adutoras da ETA II para o Caraça bem como do poço do bairro Santa Rita. O rompimento deu-se na travessa da Avenida Dr. Ênio Pires de Camargo, no local que já havia sofrido danos com a enchente da semana passada. A passarela da avenida foi totalmente destruída pela força das águas desta madrugada.
O setor de captação da ETA II que foi invadido repentinamente pelas águas já voltou a funcionar. No entanto o SAAE pede, até que o sistema seja restabelecido, que os bairros São Pedro, Santa Rita, São Luis, Vila do Carmo, Vila Cardoso, Chácaras Clemente e Flamboyant economizem água.
A Estação Elevatória do Caraça está submersa e todos os motores foram atingidos, porém não estão queimados pois estavam desligados no momento da enchente. Não há previsão para normalização do serviço neste local pois haverá necessidade, inclusive, de desinfecção.
O poço artesiano do Engenho Velho foi atingido mas já retomou suas atividades e a ETA I trabalha normalmente.

Doações
Além de toda a assistência prestada às famílias atingidas pela enchente, a Prefeitura Municipal está recebendo doações de toalhas de banho, papel higiênico, cobertores, colchões, roupa de cama e outros itens de higiene pessoal.
As doações podem ser encaminhadas à Rua XV de Novembro, 619 - ao lado da Prefeitura Municipal, na antiga casa da cultura.
A Secretaria de Defesa Social, por meio da Defesa Civil informa que ainda há água proveniente das chuvas que atingiram a cidade de Monte Mor, vindo para o Rio Capivari.
Ainda há previsão de chuva para os próximos dias em Capivari e não há registros de mortos ou desaparecidos.
As pessoas que necessitam de assistência para retirada de moveis podem entrar em contato com a defesa civil por meio do telefone 19-3491-1311 ou com a Secretaria de obras pelo telefone 3492-5031
A ouvidoria municipal também está a disposição para atender aos telefonemas de munícipes e realizar os encaminhamentos necessários pelo 3492-9215.
As pessoas que desejam trabalhar como voluntárias para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas devem procurar a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social na rua Tiradentes, 650 ou ligar 3491-1645 ou 3491-3088.

Informações enviadas pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Capivari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz