quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O Prefeito de Capivari, Luis Campaci, enviou à Câmara de Vereadores na última semana um projeto de lei, que foi aprovado pelos Edis na sessão desta segunda-feira (07), criando o Programa de Capacitação para o Trabalho “CRESCER”, como uma segunda etapa do atual programa Crescer de caráter socio assistencial, que já está em andamento no município.

O novo Programa entrará em vigor a partir de janeiro de 2010 visando proporcionar capacitação profissional, ocupação e renda para munícipes maiores de 18 anos que integram parte da população desempregada, que sejam beneficiárias de programas socio assistenciais públicos, como o Bolsa Família e que residam em Capivari há pelo menos 12 meses.

Poderão participar do novo Crescer, os munícipes já integrantes do programa anterior, com alterações nos benefícios recebidos, como a concessão de bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) ao invés de R$ 120,00 (cento e vinte reais), fornecimento de cesta básica, seguro contra acidentes pessoais, assistência médica na rede pública de saúde, capacitação profissional e/ou alfabetização dos participantes mediante atividades didáticas, pedagógicas, teóricas e práticas, jornada de 6 horas diárias sendo um dia da semana destinado à efetiva participação nas atividades de capacitação e alfabetização, além da alteração do período de atividades de 12 dias para 30 dias.

A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sueli Valarine Batagin, disse que o objetivo em lançar esta segunda etapa do Crescer é focado totalmente na capacitação dos integrantes da primeira etapa do Programa. “Queremos que estas pessoas ingressem com urgência no mercado de trabalho e possam caminhar sem a necessidade de integrar os programas sociais públicos. Queremos capacitá-los e prepará-los por meio dos cursos e parcerias já oferecidos pela Prefeitura, proporcionando independência financeira e atendendo à demanda de mão-de-obra do município”, registrou Sueli.

O Programa Crescer não representará vínculos empregatícios e terá um Coordenador nomeado pelo Executivo para acompanhar e controlar as atividades desenvolvidas, além de emitir relatórios mensais de desempenho.

O Prefeito Luis Campaci explicou que a intenção não é de apenas aumentar o valor mensal da bolsa-auxílio e do período de atividades dos ingressos, já que é necessário capacitar os munícipes desempregados para inseri-los no mercado de trabalho. “Com a implantação da 2ª fase do Crescer, poderemos dar melhores condições de capacitação aos munícipes e incentivá-los a continuarem buscando o crescimento e desenvolvimento pessoal, o que implicará numa melhor qualidade de vida destas pessoas e consequente desenvolvimento de nosso município”, afirmou o Prefeito.

A segunda etapa do Programa Crescer, para os ingressos na primeira fase, inicia-se em Janeiro de 2010 e será regido pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social em parceria com as Secretarias de Obras e da Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz