sábado, 26 de setembro de 2009

Semana Bíblica «a Palavra de Deus na vida e missão da Igreja»

Franciscanos Capuchinhos


Neste mês de Setembro, celebramos o mês da Bíblia. Aqui em Porto Feliz, acontece já à alguns anos a Semana Bíblica, promovida pela Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.


Aqui em nosso blog, queremos promover um série com alguns tópticos pertinentes:


«A Igreja não tem nenhuma instituição oficial dedicada à formação bíblica»

Perante a evidência de que, para muitos católicos, o único contacto semanal com os textos sagrados só acontece durante a missa, Frei Herculano defende que ela é, antes de tudo, espaço de “celebração”; neste sentido, a “homilia é mais do que uma aula e uma exegese bíblica”. Apesar de o Concílio Vaticano II referir que as eucaristias são os lugares por excelência para a proclamação da palavra de Deus, “não se diz em lado nenhum que esse é o único momento em que a Bíblia pode ressoar no coração e na vida das pessoas”.

É necessário uma aprendizagem que possibilite “a passagem do «texto» ao «sentido do texto»; só assim é que as pessoas podem encontrar a palavra de Deus na Bíblia e lerem a Bíblia como palavra de Deus”. E, se é verdade que muitos cristãos não têm interesse em aprofundar a Bíblia, há casos em que os responsáveis das paróquias, não só não criam esses espaços de ensino, como certos grupos bíblicos permanecem à “revelia de muitas pessoas”. Apesar de não adiantar casos concretos, o religioso Franciscano Capuchinho diz ter conhecimento de grupos que morrem por serem marginalizados. “Tenho tido experiências muito negativas”.

As deficiências na leitura dos textos bíblicos e as insuficiências teológicas de alguns padres são algumas das causas que, no entender do Frei Herculano, agravam o desconhecimento da palavra de Deus. “Muitas vezes, as próprias homilias não chegam lá”. A origem destes problemas está “nos pastores das comunidades locais, nos catequistas, nas pessoas que são chamadas a anunciar e a explicar a Sagrada Escritura e, sobretudo, nas estruturas da Igreja, que têm responsáveis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz