quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Semana Bíblica «a Palavra de Deus na vida e missão da Igreja»


Neste mês de Setembro, celebramos o mês da Bíblia. Aqui em Porto Feliz, acontece já à alguns anos a Semana Bíblica, promovida pela Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.


Aqui em nosso blog, queremos promover um série com alguns tópticos pertinentes:


Ignorância
“Os Papas têm insistido na importância basilar da Palavra de Deus na vida concreta das comunidades cristãs.” Mas a realidade é bem diferente: um inquérito feito a propósito do 40.º aniversário da «Dei Verbum» – documento sobre «A Revelação Divina», publicado em 1965, no âmbito do Concílio Vaticano II – concluiu que “apenas 3% dos católicos dos países da Europa do Sul, que é a zona do continente com mais praticantes, lêem regularmente Bíblia”, afirmou à Agência ECCLESIA, o biblista Frei Herculano Alves.

A sondagem revelou também que “26% dos inquiridos acrescentaram livros à lista dos quatro Evangelhos”. “Quando essa percentagem de pessoas afirma que São Pedro redigiu um Evangelho e que São Paulo escreveu outro, está tudo dito”. Estes resultados – considera o biblista – significam que os cristãos têm “uma ignorância básica da letra da Bíblia, já para não falar do seu sentido.”

Por isso, “a grande crise da Igreja actual” reside, em parte, na “absoluta ignorância da palavra de Deus”. “Mas parece que, para alguns, isso não é problema. Eu sofro com isso”, acrescenta.
Este diagnóstico implica que é “absolutamente necessário que as comunidades tenham pessoas, a começar pelos párocos e responsáveis diocesanos, capazes de trazer a palavra de Deus ao povo de Deus”. Por outro lado, os documentos que a Igreja produz “não chegam a catequizar as comunidades”, fenómeno que revela uma “falta de comunicação” entre a “Igreja institucional” e a “Igreja real”. Para o Frei Herculano Alves, estas situações só podem ser resolvidas “a partir da evangelização dos pastores, catequistas, famílias e grupos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz