terça-feira, 8 de setembro de 2009

Boituva é a 16ª melhor cidade do Brasil para se viver


Boituva sempre foi uma cidade privilegiada pela qualidade de vida. Isto agora ficou confirmado pela pesquisa divulgada no final de agosto pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), responsável pela tabulação do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) nacional, que vem sendo realizada desde 2006.

A cidade desponta no 16º lugar, tanto no ranking do Estado de São Paulo quanto no do Brasil, como um dos melhores municípios para se viver. A pesquisa Firjan leva em conta índices de emprego e renda, educação e saúde.

Boituva apresentou o índice de 0,9417 em emprego e renda, 0,8515 em educação e 0,8851 em saúde. Pela leitura dos resultados, cidades com o índice de desenvolvimento entre 0,8 e 1,0 (caso de Boituva e dos 20 municípios paulistas) é considerado de alto desenvolvimento.
As 20 melhores cidades para se morar no Brasil estão no Estado de São Paulo, conforme o mesmo levantamento. A metodologia pioneira e única do IFDM distingue-se por ter periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional. Uma das vantagens do IFDM é permitir a orientação de ações públicas e acompanhar seus impactos sobre o desenvolvimento dos municípios.

Censo demográfico
Boituva não cresceu apenas econômica e socialmente, em número de habitantes também. Nos dois últimos anos, a cidade registrou cerca de 10,10% de habitantes a mais. Conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta semana. Boituva, registrou aumento pouco significativo da população, passando dos 40.783, em 2007, para 44.906 boituvenses até este ano.
Os censos populacionais produzem informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimento, sejam eles provenientes da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo, e constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados. Veja o quadro com o número de habitantes em cada um dos municípios em que o jornal circula.

FONTE:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Boituva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz