ilustração:
Será inaugurada na próxima quinta-feira, 13 de Agosto, a Estação de Tratamento de Esgoto de Porto Feliz. Com a obra, todo o esgoto coletado na cidade receberá tratamento antes de ser despejado no rio Tietê.
Segundo a Prefeitura, o investimento é de R$ 16 milhões, que se torna a maior obra de saneamento básico da história do município. Desta verba, R$ 12 milhões são de financiamento da Caixa Económica Federal, pelo programa Saneamento para Todos, do Governo Federal.
A Estação leva o nome de Francisco Benedito Pereira da Silva, o “Xyko do Saae” e fica na Estrada Municipal do bairro Vila Nova, no acesso para o Aterro Sanitário.
Tratamento
Além da Estação Central, que será inaugurada na quinta-feira, foram construídas nove elevatórias, espalhadas por toda a cidade. São elas que receberão o esgoto vindo das casas, indústrias e comércios e bombearão até a Estação.
No local, o material receberá tratamento utilizando tecnologia de última geração. Depois de passar por grades para retirar resíduos como papéis e plásticos, o esgoto será levado até o reator anaeróbio. Neste local, a parte mais pesada se acumula no fundo e sofre reações químicas de bactérias.
Do tanque, o material será transportado para o filtro biológico, composto por camadas de brita. Depois disso, o esgoto irá para o decantador secundário, cuja função é remover os micro organismos existentes no lodo. O tratamento é composto ainda por um processo de secagem do lodo e da adição de cloro na parte líquida, que será então escoada para o rio Tietê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz