Prédio será erguido no terreno do Centro Experimental Aramar.
Professores e alunos poderão usar instalações da Marinha.
Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Uma parceria entre a USP e a Marinha do Brasil vai criar em Iperó (SP) um curso inédito na região: o de engenharia nuclear.
O prédio que vai abrigar o novo curso será erguido em uma área cedida pela Marinha, dentro do Centro Experimental Aramar, instalado na cidade. A previsão é que salas de aula, bibliotecas e laboratórios fiquem prontos já no ano que vem.
Pelo acordo, professores e alunos poderão utilizar laboratórios e outras instalações que pertencem à Marinha Brasileira.
A USP vai oferecer 60 vagas no vestibular, que ainda não tem data marcada. No dia 16 de maio, em São Paulo, a universidade e a Marinha devem assinar o convênio para a doação da área em Aramar.
O curso faz parte dos investimentos no projeto de construção do primeiro submarino nuclear do país, que recebeu um dos maiores orçamentos dos últimos anos.
O Brasil quer se inserir num seleto grupo de países que possuem submarinos movidos a energia nuclear. Atualmente, só cinco países têm esse tipo de aparelho: Estados Unidos, França, China, Rússia e Inglaterra.
Aramar recebeu uma verba de R$ 284 milhões para 2012. Parte deste orçamento está sendo usado no treinamento de militares para operar o submarino e na compra de simuladores importados da França.
O projeto brasileiro de construir um submarino movido a energia nuclear começou a ser desenvolvido na década de 80. Durante anos o projeto sofreu com a falta de dinheiro e os planos foram adiados. Agora, a previsão é que o submarino fique pronto em 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz