domingo, 29 de janeiro de 2012

Tietê: confirmados primeiros casos de dengue em 2012

 
 
A Secretaria de Saúde Municipal, através de seus Departamentos de Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores vêm informar a população tieteense sobre a situação atual da Dengue em nosso município.
Foram confirmados na tarde do dia 24 de janeiro, os dois primeiros casos de Dengue em Tietê neste ano de 2012. Trata-se de mãe e filho, moradores do Bairro Terras de Santa Maria, os quais contraíram a doença quando em viagem ao Estado do Pará, portanto, os dois casos são importados.
O Controle de Vetores, imediatamente após a notificação dos casos suspeitos ocorrida no dia 16 de janeiro, deu início a seus trabalhos. Foi realizado bloqueio-controle de criadouros num raio de 500 metros da moradia dos pacientes (parâmetro orientado pela SUCEN – Sorocaba para os primeiros casos positivos de Dengue do município). Neste trabalho, os agentes passaram orientando os moradores e realizaram o controle mecânico com aplicação de larvicida e produtos alternativos. Onde, infelizmente, foram encontradas larvas, estas foram coletadas e analisadas. No total, foram trabalhadas 16 quadras nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, inclusive, considerando a dificuldade de abertura de alguns imóveis, no dia 19 de janeiro, a equipe trabalhou em horário diferenciado, das 17h às 19h, objetivando encontrar os moradores em suas respectivas residências.
No dia 23 de janeiro, também em horário diferenciado, das 17h às 20h, foi realizado o trabalho de nebulização nas residências mais próximas à dos pacientes. Optou-se por esse horário visando atingir o maior número de imóveis possíveis. No total foram nebulizadas 37 residências. A equipe do Controle de Vetores dará ainda continuidade aos trabalhos neste mesmo bairro, com a realização de busca ativa, objetivando a possível detecção o mais precocemente possível de novos casos suspeitos, a fim de efetuar, caso necessário, novos bloqueios visando proteger a saúde da população.
Abaixo, seguem as ruas onde foram coletadas larvas confirmadas como sendo do mosquito Aedes aegypti:
-Rua Ricieri Saconi (02 imóveis);
-Rua Francisco Del Bom (02 imóveis);
-Rua Dalila de Arruda Abdala (01 imóvel);
-Rua Antonio Pantojo (03 imóveis e 01 terreno baldio)
-Rua José M. Assumpção (01 imóvel).
A Vigilância Epidemiológica Municipal notificou até o presente momento, neste ano de 2012, 06 (seis) casos suspeitos de Dengue em Tietê. Desses 06 casos suspeitos, 02 foram confirmados através de exames laboratoriais, 01 deu resultado negativo e 03 estão no aguardo de resultados. Os 02 casos confirmados são importados da cidade de Ipixuna, no Estado do Pará.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o apelo à população para que cada um continue fazendo a sua parte no combate a Dengue. Não deixe água acumulada em sua residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz