sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Está chegando

QUAL É O ..

Jovens do grupo de oração Mensageiro da Paz vão realizar o “Noite de talentos” pela primeira vez em Porto Feliz. Asssim como o programa “Qual é o seu talento” do SBT, o evento portofelicense terá as categorias: música, teatro e dança, todas em âmbito gospel católico.

Os jovens que estão a frente do evento, afirmaram que o objetivo é “realizar uma noite muito alegre e de evangelização através das artes” afirma Tiago Henrique (Gão). “É importante fazer uso da música, dança e teatro para manifestarmos nossa Fé, o jovem se identifica com este dinamismo”.

As incrições tem vagas limitadas e podem ser feitas até o dia 01 de outubro e custam R$ 5,00 e podem ser feitas no grupo de oração Mensageiro da Paz, que se realiza todos os sábados após a Missa. Os convites para quem quiser prestigiar o evento é R$ 2,00. Maiores informações com Elias pelo celular: (15) 8137 9393 ou Tiago 8135 2380.

São Jerônimo

 


São Jerônimo
(347-420)


É incontestável o grande débito que a cultura e os cristãos, de todos os tempos, têm com este santo de inteligência brilhante e temperamento intratável. Jerônimo nasceu em uma família muito rica na Dalmácia, hoje Croácia, no ano 347. Com a morte dos pais, herdou uma boa fortuna, que aplicou na realização de sua vocação para os estudos, pois tinha uma inteligência privilegiada. Viajou para Roma, onde procurou os melhores mestres de retórica e desfrutou a juventude com uma certa liberdade. Jerônimo estudou por toda a vida, viajando da Europa ao Oriente com sua biblioteca dos clássicos antigos, nos quais era formado e graduado doutor.
Ele foi batizado pelo papa Libério, já com 25 anos de idade. Passando pela França, conheceu um monastério e decidiu retirar-se para vivenciar a experiência espiritual. Uma de suas características era o gosto pelas entregas radicais. Ficou muitos anos no deserto da Síria, praticando rigorosos jejuns e penitências, que quase o levaram à morte. Em 375, depois de uma doença, Jerônimo passou ao estudo da Bíblia com renovada paixão. Foi ordenado sacerdote pelo bispo Paulino, na Antioquia, em 379. Mas Jerônimo não tinha vocação pastoral e decidiu que seria um monge dedicado à reflexão, ao estudo e divulgação do cristianismo.
Voltou para Roma em 382, chamado pelo papa Dâmaso, para ser seu secretário particular. Jerônimo foi incumbido de traduzir a Bíblia, do grego e do hebraico, para o latim. Nesse trabalho, dedicou quase toda sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se "Vulgata" e tornou-se oficial no Concílo de Trento.
Romano de formação, Jerônimo era um enciclopédico. Sua obra literária revelou o filósofo, o retórico, o gramático, o dialético, capaz de escrever e pensar em latim, em grego, em hebraico, escritor de estilo rico, puro e eloqüente ao mesmo tempo. Dono de personalidade e temperamento fortíssimo, sua passagem despertava polêmicas ou entusiasmos.
Devido a certas intrigas do meio romano, retirou-se para Belém, onde viveu como um monge, continuando seus estudos e trabalhos bíblicos. Para não ser esquecido, reaparecia, de vez em quando, com um novo livro. Suas violências verbais não perdoavam ninguém. Teve palavras duras para Ambrósio, Basílio e para com o próprio Agostinho. Mas sempre amenizava as intemperanças do seu caráter para que prevalecesse o direito espiritual.
Jerônimo era fantástico, consciente de suas próprias culpas e de seus limites, tinha total clareza de seus merecimentos. Ao escrever o livro "Homens ilustres", concluiu-o com um capítulo dedicado a ele mesmo. Morreu de velhice no ano 420, em 30 de setembro, em Belém. Foi declarado padroeiro dos estudos bíblicos e é celebrado no dia de sua morte.

AMANHÃ: II Dozena de Nossa Senhora Aparecida–Porto Feliz

 

Programação completa, clique aqui

São Francisco de Assis

 

image

Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado...
Resignação para aceitar o que não pode ser mudado...
E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.

São Francisco de Assis

Barragem ou PCH: podem atingir Parque das Monções

Reproduzimos matéria publicada no site: www.portomaisfeliz.com.br

 

Foto: Felipe Miranda/Pascom[DSCF5714[2].jpg]

O Parque das Monções foi tombado em 1972 pelo Condephaat e fica nas margens do Rio Tietê, no antigo Porto de Araritaguaba, que deu origem à cidade

Por Renan Pereira

O Parque das Monções - bem histórico de Porto Feliz tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em 1972 - poderá ser inundado caso o projeto de construção de duas barragens no rio Tietê – entre Tietê e Salto – seja aprovado pelos órgãos envolvidos. O objetivo da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) é levar a hidrovia do Médio Tietê Inferior até a cidade de Salto.

De acordo com informações da Agência Estado, a PCH seria responsável pela inundação de 980 hectares de área, o equivalente a 980 campos de futebol, fazendo as águas subirem até o paredão de Araritaguaba, encobrindo parte do monumento histórico portofelicense. A outra barragem, para a instalação da PCH, inundaria 1,2 mil hectares, atingindo a Área de Proteção Ambiental (APA) do Ribeirão Avecuia, um parque municipal de Porto Feliz. Juntas, as duas barragens formariam um lago de 9km² de superfície.

O projeto - que vem sendo discutido há muito pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Sorocaba Médio-Tietê (CBH-SMT) e somente agora corre o risco de sair do papel - repercutiu com intensidade nos últimos dias e movimentou os ambientalistas da região, que se colocam totalmente contra a construção das barragens, alegando que os impactos causados pelas obras seriam devastadores.
"Embora no nome sejam pequenas hidrelétricas, na prática, o impacto ambiental delas é enorme. Além disso, pode ser necessária a remoção de pessoas", declarou Maria Luiza Ribeiro Taborda, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, à Agência Estado.
“Trazer essa hidrovia até a cidade de Salto não incute somente no impacto ambiental que o rio terá, mas sim como ele vai atender a essa demanda de fluxo econômico. Teremos, por exemplo, que rebaixar a calha do rio, já que hoje ele não tem volume para essas barcaças transportarem materiais”, declara a ambientalista Valéria Rusticci. “Temos que avaliar ainda se realmente queremos esse tipo de desenvolvimento para a nossa região. Queremos mesmo ser um porto?”, indaga.


Avaliação ambiental

Durante um encontro realizado no dia 1º de setembro, no Centro Municipal de Formação Continuada (COC), em Porto Feliz, as câmaras técnicas do CBH-SMT decidiram propor à Secretaria Estadual do Meio Ambiente que as obras do Tietê passem por avaliação ambiental integrada (atualmente os impactos são analisados por empreendimento). No encontro, foi decidida ainda, por consenso, a não aprovação de barragens no Médio Tietê Superior, entre os municípios de Salto e Pirapora de Bom Jesus – já que os ambientalistas vão pedir ao governo o tombamento desse trecho do rio, levando em consideração sua importância histórica e cultural.

Sobre a PCH de Porto Feliz, que se aprovada pelos órgãos reguladores seria instalada entre os bairros Avecuia e Soamim, foram discutidas basicamente as etapas do processo para a liberação do projeto. De acordo com o analista de educação ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Thiago Righi, existem várias etapas a serem cumpridas para a liberação das obras.

“Após o interesse da empresa pela área, a mesma precisa apresentar uma consulta à Cetesb sobre o tipo de estudo ambiental que deverá ser realizado no local. Nesse caso, a Cetesb manifestou-se pela necessidade da elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA)”, explica. “Esse estudo deverá conter todas as informações sobre os impactos causados pelo empreendimento e suas compensações ambientais, abordando diversos aspectos, como fauna, flora, vazão da água, áreas que serão alagadas, aproveitamento energético, entre outros”, completa.

A CETESB explica que após a apresentação dos estudos será emitido a Licença Prévia do empreendimento, a qual deverá indicar a viabilidade ou não de sua implantação no local. Além do EIA/RIMA, o processo de licenciamento ambiental apresenta uma série de procedimentos específicos, inclusive realização de audiência pública envolvendo os diversos segmentos da sociedade: empresa, órgãos públicos, população interessada ou afetada pelo empreendimento.

No caso da PCH em Porto Feliz, todas as etapas serão consideradas, garante Righi. “Não só as leis estaduais e federais são observadas, mas também as leis municipais e o interesse da Prefeitura são levados em conta”, diz. “Esse processo está no início, em fase de estudo, e levará ao menos seis meses para apresentação do EIA/RIMA à Cetesb, o qual servirá para orientar as manifestações da Companhia. Se todos os critérios forem aprovados, as audiências públicas realizadas e as manifestações dos demais órgãos envolvidos forem favoráveis, a Cetesb poderá emitir as licenças”, conclui.

Imparcialidade
Até o momento, o poder público de Porto Feliz não se posiciona contra e nem a favor do projeto e o prefeito, Cládio Maffei, avisa que analisará as propostas de forma imparcial. “Neste momento não sou a favor e nem contra, sem saber sobre os impactos ambientais e também os impactos negativos aos moradores. Eu como prefeito não posso tomar nenhuma decisão neste momento”, afirma. “Só será emitido a autorização de uso e ocupação de solo pela prefeitura após todos os estudos realizados, inclusive uma audiência pública com os moradores do local e da cidade. Eu jamais autorizaria algo que prejudicasse nossa população”, conclui.
Clique aqui para ler um artigo de Maffei sobre o tema. 

No entanto, em entrevista à equipe do Itu.com.br o idealista João Carlos Esquerdo Junior, secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável de Porto Feliz, afirma que defende o ponto de vista dos ambientalistas e será contra a instalação da PCH até que se prove que as obras não causarão grandes danos ao município e à população.
“Esse é um governo que promove desenvolvimento sustentável. Poderemos ainda indicar assistentes técnicos para compor a equipe especializada e garantir que em nenhum momento os interesses de Porto Feliz serão sobrepostos”, disse. "Quando se trata de qualquer intevenção no meio ambiente, devemos acima de tudo considerar que qualquer impacto pode ser irreversível. Essa máxima é pautada por dois princípios que regem o direito ambiental: o
princípio de precaução e o princípio da prevenção", conclui.

Projeto-ditadura

Pouca gente sabe, mas o plano de construção de barragens no Médio Tietê Inferior para levar a hidrovia até Salto provém dos governos militares. Para entender melhor, vamos voltar no tempo. O ano é 1967. Para os mais leigos em história, cabe explicar aqui que neste período o Brasil se encontrava sob comando da Ditadura Militar, instalada no país após o golpe de estado em 1964.

Foi exatamente no mês de novembro daquele ano em que o então ministro dos Transportes, coronel Mário Andreazza, assinou convênio com o governador paulista da época, Roberto Costa de Abreu Sodré, para a construção de barragens com eclusas nos municípios de Tietê e Porto Feliz. Esse convênio previa a realização de estudos para as obras. No entanto, o governo militar acabou e o plano não saiu do papel. Agora, quase 30 anos pós-ditadura, convivemos com a chance de ver se concretizar um projeto que já deu o que falar na época em que nossos pais eram jovens.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Vila Angélica) Ano Jubilar 2011-2012

 

50 Anos de Fundação da Igreja Paroquial

“Sob o Manto da Mãe de Jesus, Avançamos Confiantes”!

03/10 1º Dia – Missa 19h30.

Pe. Edson Daros (São João Batista - Salto de Pirapora).

 

04/10 2º Dia – Missa 19h30.

Pe. José Amaro (São José – Cerquilho).

 

05/10 3º Dia– Missa 19h30.

Pe. Wilson Roberto (Nossa Senhora de Fátima – Campolim).

 

06/10 4º Dia – Missa 19h30.

Pe. André Sueiro (Nossa Senhora da Piedade – Éden).

 

07/10 5º Dia – Missa 19h30.

Pe. William de Almeida (São José – Cerquilho).

 

08/10 6º Dia – Missa 18h.

Pe. Edmilson Silva (São Bento).

 

09/10 7º Dia – Missa 19h.

Pe. João Carlos Alampe (São José – Votorantim).

 

10/10 8º Dia – Missa 19h30.

Pe. Ricardo Chizzolini (São Luiz Gonzaga).

 

11/10 9º Dia – Missa às 19h30.

49º Aniversário de Fundação da Paróquia N. Sra. Aparecida - Abertura do Ano Jubilar

“Maria nos ajuda a edificar a Igreja de seu Filho Jesus Cristo”!

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues

 

12/10 Programação do Dia

Terço de Hora em Hora, a partir das 8h.

Consagração a Nossa Senhora Aparecida – 12h.

Missa às 17h - Seguida de Procissão “Sob o Manto de Maria, avançamos confiantes

Pe. Rodolfo, Diác. Osvaldo e Convidados.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

São Francisco de Assis

 

image

"Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem... Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida."

São Francisco de Assis

Santa Casa realiza sua primeira captação de órgãos

 

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Feliz, que funciona sob intervenção da Prefeitura Municipal, realizou a primeira captação de órgãos do hospital já registrada pela Secretaria de Saúde de Porto Feliz

O procedimento teve início no dia 10 de setembro quando a equipe de saúde da Santa Casa constatou, através de exames clínicos, a morte encefálica (cerebral) de um paciente, vítima de AVC. Como se tratava de um doador potencial, os profissionais do hospital entraram em contato com a família do paciente, que autorizou a doação de órgãos.
Uma equipe do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos (Spot) de Sorocaba – unidade que faz a busca de órgãos dentro dos hospitais da região – compareceu à Santa Casa para atestar a morte cerebral através de um eletroencefalograma, acompanhado por um neurologista. Em seguida, profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, compareceram ao hospital para fazer a remoção dos órgãos.

Segundo a gerente de enfermagem da Santa Casa, Lia Mara de Lara Fávero Ferreira, o procedimento completo para a captação do órgão, desde a constatação clínica da morte cerebral até a captação do órgão, durou cerca de 30 horas. Na segunda-feira (12), um paciente da cidade de São Paulo recebeu o transplante do fígado captado do doador portofelicense. A cirurgia foi realizada no hospital Albert Einstein.

“O trabalho da equipe de saúde da Santa Casa foi fundamental para manter os órgãos do paciente em condições perfeitas para que o transplante pudesse ser realizado”, explica Lia Mara. “Nossa logística foi muito elogiada pelos profissionais do Albert Einstein. Todos os procedimentos tomados pela Santa Casa estavam em pleno acordo. Foi uma grande realização para a equipe envolvida nessa captação: interventor, médicos, enfermeiros e funcionários”, comenta a gerente de enfermagem.

A Santa Casa de Misericórdia funciona sobre intervenção da Prefeitura de Porto Feliz desde dezembro de 2007.

AI PF
Imagem: arquivo

Números da Pascom de Sorocaba e Porto Feliz

 

O site da arquidiocese teve uma significativa melhora na quantidade de acessos durante o mês de Setembro, e já está próximo de completar 50 mil acessos o que dá uma média de 1.700 acessos diários.

Os números mais altos verificaram-se nesta segunda e terça-feira, superando os três mil acessos, e a previsão é de que possam até superar esta marca, até o dia 30 de setembro. "O site vem sendo bem acessado porque sempre o mantemos atualizado, e na medida em que inserimos novas notícias, principalmente as locais, divulgando eventos realizados em cidades da arquidiocese, informados pelos nossos correspondentes pascom, esses números naturalmente sobem" - explicou o Diácono José da Cruz, Coordenador da Pascom arquidiocesana.

Sobre as famosas enquetes que em épocas opoirtunas sempre fizeram os números de acessos dispararem, o Diácono informou que no momento elas estão descartadas, lembrando que este mês de outubro, onde o TM será distribuído no segundo final de semana, o destaque de capa ficará para o evento mais importante do século que é a chegada da cruz da JMJ à nossa Arquidiocese. "Prorrogamos a circulação do jornal, justamente em função desse evento, então, nem seria preciso perguntar aos leitores sobre o tema da capa" – concluiu.

Pascom Porto Feliz

Pascom Porto Feliz
Sua audiência média diária caiu e oscila entre 400 e 500 acessos diários, por conta da limitação atual das atualizações diárias, redução de eventos religiosos nos ultimos dias, também pela redução de matérias relacionadas a cidadania e redução em 30% de sua cobertura paroquial na cidade. A variação dos acessos estão dentro da margem média dos ultimos meses.

O mês de outubro é o mês em que os acessos mais crescem, o recorde está no mês de outubro de 2010  quando se atingiu 22 mil acessos.

2010
julho 12.849

agosto 10.864

Setembro 17.662

Outubro 22.096

Novembro 11.152

Dezembro 9.345

 

2011

Janeiro 9.848

Fevereiro 10.192

Março 20.298

Abril 15.004

Maio 13.680

Junho 16.476

Julho 12.208

Agosto 15.274

Setembro 11.871 (até dia 28/09)

 

Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Salmo



Salmo 58

1 Falais deveras o que é reto, vós os poderosos? Julgais retamente, ó filhos dos homens?

2 Não, antes no coração forjais iniqüidade; sobre a terra fazeis pesar a violência das vossas mãos.

3 Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras.

4 Têm veneno semelhante ao veneno da serpente; são como a víbora surda, que tapa os seus ouvidos,

5 de sorte que não ouve a voz dos encantadores, nem mesmo do encantador perito em encantamento.

6 Ó Deus, quebra-lhes os dentes na sua boca; arranca, Senhor, os caninos aos filhos dos leões.

7 Sumam-se como águas que se escoam; sejam pisados e murcham como a relva macia.

8 Sejam como a lesma que se derrete e se vai; como o aborto de mulher, que nunca viu o sol.

9 Que ele arrebate os espinheiros antes que cheguem a aquecer as vossas panelas, assim os verdes, como os que estão ardendo.

10 O justo se alegrará quando vir a vingança; lavará os seus pés no sangue do ímpio.

11 Então dirão os homens: Deveras há uma recompensa para o justo; deveras há um Deus que julga na terra.

Votorantim: NOVENA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA APARECIDA 2011

 

Entre os dias 03 a 12 de outubro de 2011 a nossa Paróquia estará em festa, pois, celebraremos a 13ª Novena em Louvor a Nossa Senhora Aparecida, nossa Padroeira. O tema escolhido para esse ano será:  “Mãe Aparecida, Reflexo do coração Materno de Deus”.

Haverá missa todas as noites, como segue a programação:

03/10 Segunda-feira às 19h30

Padre Fábio

Paróquia São José (Votorantim)

Reflexão: Maria, Coração dedicado ao amor!

04/10 Terça-feira às 19h30

Padre Luciano

Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Piedade)

Reflexão: Maria, Coração inspirador da missão!

05/10 Quarta-feira às 19h30

Padre Moisés

Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Piedade)

Reflexão: Maria, Coração solidário e servidor!

06/10 Quinta-feira às 19h30

Padre Tadeu

Paróquia Nossa senhora da Ponte (catedral) Sorocaba

Reflexão: Maria, Coração consolador dos aflitos!

07/10 Sexta-feira às 19h30

Padre Flávio

Santuário São Judas Tadeu (Sorocaba)

Reflexão: Maria, Coração educador da fé!

08/10 Sábado às 19h30

Padre Miguel

Santuário São Judas Tadeu (Sorocaba)

Reflexão: Maria, Coração acolhedor da Palavra!

09/10 Domingo às 19h

Padre Carlinhos

Paróquia São Antonio (Iperó)

Reflexão: Maria, Coração proclamador da misericórdia!

10/10 Segunda-feira às 19h30

Padre Giuli

Paróquia São Paulo Apóstolo (Sorocaba)

Reflexão: Maria, Coração transbordante de Paz!

11/10 Terça-feira às 19h30

Padre André

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Sorocaba)

Reflexão: Maria, Coração gerador da vida!

12/10 Quarta-feira às 17h

Dom Eduardo, Padre Marcos e Diácono Alberto e Diácono Laerte.

Tema: “MÃE APARECIDA, REFLEXO DO CORAÇÃO MATERNO DE DEUS”.

No dia 12 de outubro haverá programação especial:

08h: Coroação da Imagem da Nossa Senhora Aparecida. A coroação tem aproximadamente 50 minutos, Ela será preparada pelos jovens de nossa Paróquia, eles não revelam o conteúdo da cerimônia, mas afirmam que serão momentos inesquecíveis. Você não pode perder!

09h30: Procissão Motorizada: Logo após a Cerimônia de Coroação da Imagem de Nossa senhora, iniciará a procissão, ela terá a duração de aproximadamente de 3 horas, percorrendo vários bairros de nossa cidade num total de 30 km. A imagem será levada pelo Corpo de Bombeiros de nossa cidade e escoltada pelos Batedores da Policia Militar. Participe, venha com seu veículo (carro, moto, caminhão ônibus). Você pode decorar seu veiculo dando mais alegria a procissão. No final da procissão, em frente da Praça da Igreja haverá benção aos participantes da procissão com aspersão de Água benta em todos os veículos.

12h: Almoço com Nossa Senhora: Você poderá adquirir seu convite do almoço por apenas R$ 8,00, nas nossas Comunidades (Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro da Vossoroca; Comunidade São Vicente no Jardim Karolyne; Comunidade Cura D’ars no Jardim Serrano; Comunidade Santa Edwiges no Jardim Simone; Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Parque Jataí; Comunidade São Roque, no bairro Itapeva; Comunidade São Lucas, no Bairro São Lucas; Comunidade Santa cruz, no Bairro Capoavinha, e na Capelinha de Nossa Senhora Aparecida na Rua Júlia Martins, nº 67), com os membros da Equipe de Eventos e na Secretaria Paroquial.

O Almoço será servido em embalagem de isopor, que poderá levar para casa ou almoçar na tenda montada na praça. O cardápio será: Arroz, feijão, sobrecoxa de frango assada e purê de batata, tudo muito gostoso e preparado com muito carinho pela Equipe de Eventos de nossa Paróquia.

16h30: Reza do Santo Terço: O Terço tem por finalidade exaltar a Deus pelas maravilhas que realizou em Nossa Querida Mãe, ele também nos aproxima cada vez mais do seu Coração do qual recebemos amor e proteção.

17h: Missa Solene em Louvor a Nossa Senhora: A Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Eduardo, juntamente com o Padre Marcos, o Diácono Alberto e o Diácono Laerte, será um momento de gratidão, louvor e a coroação de toda Novena. Mais do que isso será a maior expressão do amor à Nossa Querida Mãe, por todas as graças recebida pela sua poderosa intercessão.

Santo do dia


29 de setembro
Arcanjos são Miguel, são Gabriel e são Rafael

O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões - Miguel, Gabriel e Rafael - para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro.


Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus "mensageiros dos decretos divinos" aqui na terra.


Miguel, que significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus", é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.
Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus". É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Na sua página, descrevemos com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia . Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo.


Rafael, cujo significado é "Deus te cura" ou "cura de Deus", teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós, passagem que pode ser lida na página dedicada a ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.

 
A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do cotidiano, eles costumam aconselhar-nos e auxiliar, além, é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina. Preste atenção, ouça e não deixe de rezar para eles.

Brasil vence Argentina

Lucas e Neymar comemoram o primeiro gol do Brasil. Foto: AP

RIO - Em noite de festa em Belém, na noite desta quarta-feira, o Brasil venceu a Argentina por 2 a o e conquistou a taça do Superclássico das Américas. Na primeira partida, há duas semanas, em Córdoba, na Argentina, as duas equipes não haviam marcado. Os gols no Mangueirão foram feitos por Lucas, em linda arrancada, e Neymar. Um dos destaques da partida, o lateral-esquerdo Cortês, do Botafogo, deixou o campo ovacionado.

Gaúcho e Neymar levantam troféu do Superclássico das Américas após vitória por 2 a 0

Gaúcho e Neymar levantam troféu do Superclássico das Américas após vitória por 2 a 0

 

Em um primeiro tempo com poucas chances de gol, o Brasil foi o primeiro a criar uma jogada de perigo. Aos 13 minutos, após jogada de Cortês, Neymar recebeu e chutou forte de fora da área. O goleiro Orión espalmou. Aos 31, Ronaldinho bate falta com perigo. Aos 39, Lucas fez linda jogada, tocou para Borges que cruza para Neymar. A bola passou pelo atacante do Santos, que não conseguiu marcar de frente para o gol livre.

O segundo tempo começou melhor. Após chance de Fernández que chutou cruzado para a defesa de Jefferson aos 7 minutos do segundo tempo, Lucas marcou um golaço no minuto seguinte. Em linda jogada, com passe de pé em pé passando por Cortês, Borges, Danilo e Lucas, o meia do São Paulo avançou sozinho e chutou na saída do goleiro para marcar.

Neymar é cercado por argentinos durante partida no estádio Mangueirão, em Belém, válida pelo Superclássico das Américas, antiga Copa Rocca

Neymar é cercado por argentinos durante partida no estádio Mangueirão, em Belém, válida pelo Superclássico das Américas, antiga Copa Rocca (Fotoarena/Folhapress)

Aos 30, o segundo gol definiu a partida. Após ótima jogada de Cortês pela esquerda, Diego Souza cruzou para Neymar, que conseguiu escorar para marcar entre o goleiro e um zagueiro argentino. Antes do fim do jogo, a Argentina ainda teve duas chances de marcar, com Fernández e Viatri. Nas duas bolas, Jefferson fez boas defesas.

Brasil 2 x 0 Argentina

Local: Mangueirão, Belém (PA)

Árbitro: Jorge Larrionda (URU)

Renda e público: R$. 2.579.160,00/43.038 pagantes

Brasil: Jefferson, Danilo, Dedé, Réver e Cortês (Kleber); Ralf, Rômulo e Ronaldinho; Lucas (Diego Souza), Neymar e Borges (Fred). Técnico: Mano Menezes.

Argentina: Orion; Cellay, Domínguez e Desabato; Pillud (Mouche), Augusto Fernández, Canteros (Bolatti), Guiñazú e Papa; Montillo e Viatri. Técnico: Alejandro Sabella.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

São Wenceslau

 

O bondoso monarca da Boêmia, Wratislau, antes de morrer, deixou, como herdeiro do trono, seu filho Wenceslau, nascido no ano 907, na atual República Checa. Com isso, despertou em sua mulher, Draomira, a ira e a vingança, pois era ela própria que desejava assumir o governo do país. Se não fosse possível, pretendia entregá-lo a seu outro filho, Boleslau, que tinha herdado o caráter e a falta de escrúpulos da mãe, enquanto Wenceslau fora criado pela avó, Ludmila, que lhe ensinou os princípios de bondade cristã. Por isso, não passava por sua cabeça uma oposição fatal dentro do próprio lar. Assim, acabou assassinado pelo irmão, de acordo com um plano


São Wenceslau
(907-929)

diabólico da malvada rainha.
Mas antes que isso acontecesse, a mãe tomou à força o poder e começou uma grande e desumana perseguição aos cristãos. Assim, por sua maldade e impopularidade junto ao povo, foi deposta pelos representantes das províncias, que fizeram prevalecer a vontade do rei Wratislau, elevando ao trono seu filho Wenceslau. Imediatamente, seguindo o conselho da avó, Wenceslau levou de volta ao reino o cristianismo. Quando soube disso, Draomira ficou tão transtornada que contratou alguns assassinos para dar fim à vida da velha e bondosa senhora, que morreu enquanto rezava, estrangulada com o próprio véu.
Draomira sabia que ainda havia mais uma pedra em seu caminho impedindo seus planos maldosos e sua perseguição ao povo cristão. Wenceslau era um obstáculo difícil, pois, em muito pouco tempo, já tinha conquistado a confiança, a graça e a simpatia do povo, que via nele um verdadeiro líder, um exemplo a ser seguido. Dedicava-se aos mais pobres, encarcerados, doentes, viúvas e órfãos, aos quais fazia questão de ajudar e levar palavras de fé, carinho e consolo.
A popularidade de Wenceslau cresceu ainda mais quando, para evitar uma batalha com o duque Radislau, que se opunha ao seu governo cristão, propôs que, em vez de entrarem em guerra, duelassem entre si, evitando, assim, a morte da população inocente. Quem vencesse ficaria com o poder. No dia e na hora marcada, os adversários encontraram-se no campo de batalha. Radislau, imediatamente, atacou, de lança em punho. Contam os registros que, no momento em que feriria Wenceslau mortalmente, apareceram dois anjos que o mandaram parar. Radislau caiu do cavalo e, quando se levantou, já era um homem modificado. Naquele momento, pediu perdão e jurou fidelidade ao seu senhor.
Draomira e Boleslau, inconformados com a popularidade de Wenceslau, arquitetaram um plano diabólico para acabarem com sua vida. No dia 28 de setembro de 929, durante a festa de batismo de seu sobrinho, enquanto todos festejavam, Wenceslau retirou-se para a capela para rezar. Draomira sugeriu ao filho Boleslau que aquele seria o melhor momento para matar o próprio irmão. Boleslau invadiu a capela e apunhalou o irmão no altar da igreja.
Mãe e filho, porém, não tiveram tempo de saborear o poder e o trono roubado de Wenceslau, pois em poucos dias Draomira teve uma morte trágica e Boleslau foi condenado pelo imperador Oton I.
O seu corpo foi sepultado na igreja de São Vito, em Praga. Desde então, passou a ser cultuado como santo. A Hungria, a Polônia e a Boêmia têm em são Wenceslau seu protetor e padroeiro. Mais tarde, no século XVIII, a Igreja inscreveu são Wenceslau no calendário litúrgico, marcando o dia 28 de setembro para a sua festa.

Precisamos ter muito cuidado com nossas palavras

 

 

Precisamos ter muito cuidado com as palavras, principalmente entre os esposos. Injúria é falar mal. O falar mal está muito perto da maldição. A palavra dos cônjuges, unidos pelo Sacramento do Matrimônio, deve ser de bênção, ou seja, uma palavra de “bem + dição” = de dizer bem, não de “mal + dição” = de dizer mal, de falar mal um do outro.
Quando você fala mal, no fundo, é como se quisesse que aquilo acontecesse! Para ser bem franco, equivale a rogar uma praga, lançar uma maldição. Padre Robert DeGrandis, grande conhecedor do assunto, diz: “Cuidado com as suas palavras, porque: ou elas são bênçãos ou são maldições!”
Sem você perceber, a palavra de maledicência acaba sendo a palavra de maldição. Você não quer semear uma erva venenosa, mas se deixar sementes dela escaparem entre os dedos estas sementes vão frutificar! Os esposos não podem falar mal um do outro. Da mesma forma, os filhos não podem falar mal dos pais e dos irmãos. Tampouco pais não podem ficar falando mal dos filhos. Cuidado, porque o que você fala é semente. E o inimigo de Deus está querendo que essas sementes caiam e frutifiquem.
Suas palavras precisam ser bênção. Se o marido errou, tenha palavras de bênção a respeito dele para tirá-lo do erro, para levantá-lo da lama em que escorregou e ficou caído. Assim também com a esposa e com os filhos. Cuidado com suas palavras!
Deus o abençoe!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Tietê introduz material didático para Educação das Relações Etnicorraciais

 

Na noite do último sábado, dia 17 de setembro, as Secretarias de Educação e de Turismo de Tietê realizaram solenidade de lançamento do livro “Educação das Relações Etnicorraciais” de Ilma Fátima de Jesus e Adomair Ogunbiyi.
A cerimônia aconteceu no Salão Nobre da Escola “Plínio Rodrigues de Moraes” e reuniu representantes da comunidade negra, autoridades municipais, educadores e os autores do livro.
Ilma e Adomair são professores e militantes do Movimento Negro Unificado e vieram do Maranhão especialmente para o evento. Eles esclareceram os temas e didática do livro, destacando que a obra servirá de apoio ao trabalho dentro da sala de aula.
“É necessário desconstruir os estereótipos e estigmas do negro e ‘ressignificar’ seu papel dentro da história e na formação da identidade brasileira.” – explicou Adomair.

O livro indicado para professores e alunos do 1º ao 5º ano da Educação Básica e 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental já está sendo distribuído nas escolas e começa a ser utilizado no último bimestre.

A. I. Tietê

Rio Tietê é fiscalizado por autoridades

 

 

Foto

O percurso teve início no Parque das Monções e durou cerca de quatro horas

O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), José Rodrigues Neto, juntamente com o prefeito Claudio Maffei, percorreram trechos do Rio Tietê em Porto Feliz para averiguar a qualidade da água e verificar possíveis despejos de produtos químicos ao longo do rio.

O percurso teve início no Parque das Monções e durou cerca de quatro horas. Aproximadamente 20 km do rio foram percorridos, juntamente com os  guardas Aparecido de Jesus Battani e Paulo César Soares, que também acompanharam a averiguação. A visita ao Tietê foi motivada após a passagem do Flutuador (equipamento que mede o índice de oxigênio e avalia a qualidade da água) da TV Globo pelo município.

A GCM irá elaborar um documento relatando os fatos encontrados ao longo do percurso, juntamente com as fotos dos locais averiguados. O relatório será encaminhado para a Diretoria de Meio Ambiente, que deverá apurar cada caso. O prefeito lembra que a própria Diretoria de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária e Epidemiológica possuem um trabalho contÍnuo de fiscalização no município.

portomaisfeliz.com.br

terça-feira, 27 de setembro de 2011

56ª Semana das Monções de Porto Feliz – de 6 a 15 de outubro

 

ANUNCIO_1 QUARTO

A 56ª Semana das Monções, que comemora os 214 anos de Porto Feliz, será realizada entre os dias 6 e 15 de outubro. Os destaques desta edição serão a encenação teatral no Parque das Monções, que aumentará de três para cinco exibições, o desfile histórico e o concurso de Miss Monções 2011. As novidades ficam por conta dos projetos “Largo da Penha” e “Cicloturismo”.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, o número de encenações foi elevado em virtude do sucesso do teatro no ano passado, quando cerca de dez mil pessoas acompanharam as apresentações do grupo “Tribo do Porto” no Parque das Monções. Na época, estavam programadas três encenações e, devido à grande procura e pedidos do público, a peça ganhou inclusive uma sessão extra.

Neste ano, 60 atores vão encenar a peça “Histórias de uma Monção”, escrita por Tânia Lima Barreiro Causin, que mostrará toda a movimentação causada pela chegada de uma expedição monçoeira ao Porto de Araritaguaba. A equipe técnica será formada por cerca de 20 profissionais. A direção da peça fica por conta do diretor de Cultura e Esportes, Claudimir Aparecido Causin, e a direção de elenco é de Rosana Moraes.

Novamente, a prefeitura prepara uma estrutura especial com arquibancada, som e iluminação, que contou com o patrocínio da iniciativa privada. Para proporcionar conforto e segurança ao público, será mantida a distribuição de ingressos antecipados para acesso à arquibancada. A estimativa é que 2 mil ingressos sejam distribuídos para cada espetáculo, que estão programados para os dias 9, 10, 11, 12 e 13 de outubro, sempre às 20 horas. Também está prevista a distribuição de entradas antes de cada apresentação, conforme a disponibilidade de lugares.

A realização da Semana das Monções conta com o apoio da Guerini Planejamentos e Instituto de Saúde e Meio Ambiente - Isama. “A Semana das Monções é o maior evento da nossa cidade, voltado para a atração de turistas e para as famílias porto-felicenses, com diversas opções de lazer e cultura, como teatro, desfiles, artesanato, além da programação religiosa”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior. “Este ano, devido ao reconhecimento da excelência dos trabalhos do grupo de teatro, conseguimos apoio do Isama e da Guerini Planejamentos, que investe no desenvolvimento econômico da cidade. A cada ano, a encenação tem se tornado mais conhecida regionalmente graças à equipe do teatro, que é a grande atração desse evento”, prossegue Esquerdo.

Desfile Histórico

No domingo (9 de outubro) será realizado o desfile histórico pelas ruas centrais de Porto Feliz que irá retratar a corte e o cotidiano do povoado de Araritaguaba no período das monções.

A Coordenadoria de Turismo está reformando o figurino que será utilizado no desfile e customizando as peças para deixá-las ainda mais fiel às vestimentas da época. A expectativa é que 200 pessoas participem do evento, que partirá da Câmara Municipal com destino à praça Dr. José Sacramento e Silva (Matriz).

Os interessados em participar do desfile devem se inscrever na Diretoria de Desenvolvimento Econômico Sustentável até o dia 1º de outubro.

Miss Monções

A escolha da Miss Monções 2011 está marcada para o sábado (8 de outubro), no Centro Municipal de Exposições (Cemex), às 20 horas. Neste ano, 12 candidatas disputam o título. De acordo com a organização, o concurso terá a temática egípcia e contará com a apresentação do grupo Alma Gitana.

A entrada é gratuita. A reserva de mesas para custa R$ 30 e dá direito a quatro lugares. O dinheiro arrecadado será revertido ao Fundo Social de Solidariedade de Porto Feliz. Reservas podem ser feitas na Diretoria de Desenvolvimento Econômico. O estacionamento no local custará R$ 3 (carros) e R$ 2 (motos). O concurso é dirigido pelo designer de moda Francisco Malafarina e coreografado pela bailarina Ana Lúcia Boscolo Branquinho.

Largo da Penha
Um evento inédito fará parte da 56ª Semana das Monções. É o projeto “Largo da Penha”, que será realizado na Praça Duque de Caxias. A proposta de Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável é tornar o local – marco do início do povoamento de Porto Feliz – um espaço de convívio social e de cultura.

Para isso, será montada uma estrutura com três espaços diferentes ao redor da praça: um espaço cultural, com palco para apresentações de teatro, dança e música; praça de alimentação, com pratos típicos, doces e bebidas; e uma feira de artesanato, com exposição e venda de trabalhos criados por artistas da região. A estrutura deverá ficar no Largo da Penha entre os dias 7 e 13 de outubro.

Cicloturismo

Com a proposta de incentivar a atividade física e prestigiar os pontos turísticos de Porto Feliz, a organização da Semana das Monções também prepara o “Cicloturismo”, um passeio ciclístico com circuito urbano que passará pelos principais cenários da história do município, como o Largo da Penha, Parque das Monções, Estação das Artes, Casa da Cultura, entre outros.

O passeio acontece no dia 9 de outubro, a partir das 8h30 (a duração será de aproximadamente três horas) e é voltado para maiores de 13 anos. Para participar, é necessário fazer a inscrição no Posto de Informações Turísticas (PIT) entre os dias 26 de setembro e 5 de outubro. A iniciativa tem apoio da loja Righetto e da Coordenadoria de Sistema Viário.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis na Diretoria de Desenvolvimento Econômico Sustentável ou pelo telefone (15) 3262-3023.

fonte: AI PF

 

De 6 a 13 de outubro, das 9h às 22h – Projeto Largo da Penha
O projeto que acontecerá na praça Duque de Caixas (Antigo Mercado Velho/Guarda Municipal), e contará com barracas de comida típica e artesanato.

Alguns destaques:

Dia 8 de outubro, às 20h no CEMEX
Concurso de beleza, Miss Monções 2011, no Centro Municipal de Exposições.

Dia 9 de outubro, às 8h30m

MANHÃ
Cicloturismo Porto Feliz – Pedalada por Pontos Turísticos, saindo do PIT (Posto de Informações Turísticas) no centro ao lado da Igreja Matriz Mãe dos Homens.

TARDE
Também dia 9 de outubro às 16h, Desfile Histórico percorrendo as ruas centrais de Porto Feliz.

NOITE
Do dia 9 até o dia 13 de outubro, no Parque das Monções sempre às 20h, encenação teatral “Histórias de uma Monção”. Ano passado aproximadamente 10 mil pessoas prestigiaram este evento.

ANUNCIO_1 QUARTO

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

56ª Semana das Monções

06 de Outubro de 2011 – Quinta-Feira

Abertura da Exposição “50 anos de Encenação Teatral e Desfile Histórico”

Horário: 19h30

Local: Casa da Cultura “D. Narcisa Stettner Pires”

 

 

07 de Outubro de 2011 – Sexta Feira

ABERTURA OFICIAL DA 56ª SEMANA DAS MONÇÕES - Sessão Solene

Encenação Teatral “O Julgamento”

Horário: 19h

Local: Espaço Cultural “Olair Coan”

 

 

08 de Outubro de 2011 – Sábado

Nossa História em Nossa Escola

Horário: 8h ás 12h

Local: Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Porto Feliz

 

Escolha da Miss Monções

Horário: 20h30

Local Centro Municipal de Exposições – CEMEX

 

 

09 de Outubro de 2011 - Domingo

Cicloturismo – Passeio Ciclístico - Gratuita

Horário: 8h30

Ponto de Inscrição e Partida: Posto de Informação Turística - PIT

Circuito Interior Paulista de Skate

Horário: 10h

Local: Pista Pública do Cemex

 

Desfile Histórico

Horário: 16h

Local: Ruas Centrais

 

Missa em comemoração aos 261 anos da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens

Horário: 19h30

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens

 

Distribuição dos ingressos:

PIT

Paço Municipal

Secretária de Desenvolvimento Social e Sustentável

Diretoria de Educação – Rua Othoni Joaquim de Souza S/N

Casa Cultura – Rua Tristão Pires, SN

 

Encenação “Histórias de uma Monção”

Horário: 20h00 –

Local: Parque das Monções

 

 

10 de Outubro de 2011 – Segunda Feira

Nossa História em Nossa Escola

Horário: 8h às 17h

Local: Escolas Municipais de Educação Infantil de Porto Feliz

 

Encenação “Histórias de uma Monção”

Horário: 20h00

Local: Parque das Monções

 

 

11 de Outubro de 2011 – Terça Feira

Comemoração ao Dia Municipal de Portadores de Necessidades Especiais – “Encontro Solidário: APAE e ADEP na Inclusão”

Horário:19h

Local: Estação das Artes “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado”

 

Encenação “Histórias de uma Monção”

Horário: 20h00

Local: Parque das Monções

Projeto “Jesus Ama Porto Feliz” – Show Gospel André Valadão

Horário: 21h

Local: Porto Feliz Tênis Clube

 

 

12 de Outubro de 2011 – Quarta Feira

Festa da Criança

Horário: das 8 às 12h

Local: Estádio “Ernesto Rocco”

 

Final do XI Campeonato Portofelicense de Futebol – Categoria de Base

Horário: 14h30

Local: Estádio “Ernesto Rocco”

 

Encenação “Histórias de uma Monção”

Horário: 20h00

Local: Parque das Monções

 

 

13 de Outubro de 2011 – Quinta Feira

Desfile Cívico

Horário: 8h30

Local: Ruas Centrais

 

Missa em Ação de Graça pelo Aniversário da Cidade

Horário: 19h30

Local: Igreja Nossa Senhor Mãe dos Homens

 

Encenação “Histórias de uma Monção”

Horário: 20h00

Local: Parque das Monções

 

 

14 de Outubro de 2011 – Sexta Feira

Sessão Solene de Entrega de Titulo de Cidadania

Horário: 19h

Local: Espaço Olair Coan

 

 

15 de Outubro de 2011 – Sábado

Projeto “Cinema para Todos”

Horário: 20h30

Local: Praça da Matriz - Dr. José Sacramento e Silva

 

 

16 de Outubro de 2011 – Domingo

Seminário Popular

A Comunidade Negra na Promoção da Igualdade de Direitos e Oportunidades: Como Estamos?

1º Desfile “Miss e Mister Belezinha Negra” Categoria: Infantil e Mirim

Horário: 14h

Local: Estação das Artes “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado”

 

 

Atividades diárias durante a 56º Semana das Monções 07 a 13 de Outubro

Hasteamento de Bandeiras

Participação de alunos e da Diretoria de Segurança e Operações Comunitárias

Horário: 8h

Local: Praça Dr. José Sacramento e Silva (Matriz)

 

Projeto “Largo da Penha”

Programação Cultural

Feira de Artesanato

Praça de Alimentação

Espaço do Grupo de Apoio ás Pessoas com Câncer – ACREDITAR e Outubro Rosa

Horário: das 9 as 22h

Local: Praça Duque de Caxias – Largo da Penha

São Vicente de Paulo

 


São Vicente de Paulo
(1581-1660)

Vicente de Paulo foi, realmente, uma figura extraordinária para a humanidade. Pertencia a uma família pobre, de cristãos dignos e fervorosos. Nasceu em Pouy, França, no dia 24 de abril de 1581.
Na infância, foi um simples guardador de porcos, o que não o impediu de ter uma brilhante ascensão na alta Corte da sociedade de sua época. Aos dezenove anos, foi ordenado padre e, antes de ser capelão da rainha Margarida de Valois, ficou preso durante dois anos nas mãos dos muçulmanos. O mais curioso é que acabou sendo libertado pelo seu próprio "dono", que, ao longo desse período, Vicente conseguiu converter ao cristianismo.
Todos o admiravam e respeitavam: do cardeal Richelieu à rainha Ana da Áustria, além do próprio rei Luís XIII, que fez questão absoluta de que Vicente de Paulo estivesse presente no seu leito de morte.
Mas quem mais era merecedor da piedade e atenção de Vicente de Paulo eram mesmo os pobres, os menos favorecidos, que sofriam as agruras da miséria. Quando Mazarino, em represália às barricadas erguidas pela França, quis fazer o país entregar-se pela fome, Vicente de Paulo organizou, em São Lázaro, uma mesa popular para servir, diariamente, refeições a duas mil pessoas famintas.
Apesar de ter sempre pouco tempo para os livros, tinha-o muito quando era para tratar e dar alívio espiritual. Quando convenceu o regente francês de que o povo sofria por falta de solidariedade e de pessoas caridosas para estenderem-lhe as mãos, o rei, imediatamente, nomeou-o para ser o ministro da Caridade. Com isso, organizou um trabalho de assistência aos pobres em escala nacional. Fundou e organizou quatro instituições voltadas para a caridade: a "Confraria das Damas da Caridade", os "Servos dos Pobres", a "Congregação dos Padres da Missão", conhecidos como padres lazaristas, em 1625, e, principalmente, as "Filhas da Caridade", em 1633.
Este homem prático, firme, dotado de senso de humor, esperto como um camponês, e sobretudo realista, que dizia aos sacerdotes de São Lazaro: "Amemos Deus, irmãos meus, mas o amemos às nossas custas, com a fadiga dos nossos braços, com o suor do nosso rosto", morreu em Paris no dia 27 de setembro de 1660.
Canonizado em 1737, são Vicente de Paulo é festejado no dia de sua morte, pelos seus filhos e sua filhas espalhados nos quatro cantos do mundo. E por toda a sociedade leiga cristã engajada em cuidar para que seu carisma permaneça, pela ação de suas fundações, que florescem, ainda, nos nossos dias, sempre a serviço dos mais necessitados, doentes e marginalizados.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Missa de Ação de Graças: natalício e provisão

DSCF8524

Comemorou na sexta-feira dia 23, o aniversário da provisão como diácono permanente, e nesta segunda-feira dia 26, celebrou seu nascimento, foi o diácono Valmir Aparecido Oliveira, da paróquia Nossa Senhora Aparecida.

No sábado e domingo, na matriz Nossa Senhora Aparecida, nas missas noturnas, foi rendido graças pela passagem das duas datas. No sábado, a missa presidida pelo Pe. Washington Pascoal Ribeiro e com presença do diácono Benedito da paróquia Mãe dos Homens, que no último dia 7 de setembro, celebrou 19 anos de provisão como diácono permanente.

A missa também teve presença de muitos amigos, colegas, paroquianos e familiares.

DSCF8583

Domingo
Na matriz Nossa Senhora Aparecida, diácono Valmir presideiu a celebração da Palavra, acolheu a todos os presentes em especial os jovens da Crisma. Na reflexão da palavra, meditou com a assembleia sobre a liturgia deste domingo, incentivando a todos sempre buscarem fazer a vontade de Deus, por amor e em obediência, me referência ao evangelho.

DSCF8597

Homenagem
Os jovens da crisma além de participarem da procissão de entrada da Bíblia (dia da Bíblia), eles entregaram um singelo presente parabenizando pelo passagem do seu aniversario e provisão. O diácono Valmir agradeceu o carinho e contou que durante a dozena o Pe Washington vai receber do Arcebispo a provisão como pároco, e ele receberá como o primeiro diácono da paróquia Nossa Senhora Aparecida.

A missa também teve presença de familiares, amigos, colegas de trabalho e membros da ENS – equipe de Nossa Senhora.

A Pascom também parabeniza o diácono Valmir, dupla celebração, do Dom de sua vida e também do dom de sua missão como Diácono. Parabéns e que Deus continue te abençoando.

 

DSCF8527DSCF8536DSCF8537DSCF8538DSCF8539DSCF8540DSCF8541DSCF8543DSCF8544DSCF8545DSCF8547DSCF8548DSCF8552DSCF8556DSCF8559DSCF8568DSCF8572DSCF8581

DSCF8586DSCF8588DSCF8590DSCF8596DSCF8601DSCF8607

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação