quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Reunião MOvimento de Assis dia 24 de janeiro
















Os cristãos diante da doença e do sofrimento



2 Rs 20, 1-6: Ah, Senhor, digna-te lembrares de mim
Sl 22 (21), 1-11: Por que me abandonaste?
Tg 5, 13-15: A oração com fé salvará o enfermo
Mc 10, 46-52: Que queres que eu te faça?




Oração
Senhor, escuta o teu povo quando este grita por ti, aflito pela doença e pela dor. Que aqueles que são saudáveis se façam dom pelo bem-estar dos outros; que eles possam servir os que sofrem com coração generoso e mãos abertas. Senhor, dá-nos viver na tua graça e pela tua providência, tornando-nos uma comunidade de reconciliação onde todos te louvem unidos. Amém.



Os cristãos perante o pluralismo religioso

Estarão unidos na tua mão
Is 25, 6-9 : Foi no Senhor que esperámos
Sl 117 (116), 1-2 : Louvai o Senhor, todas as nações
Rm 2, 12-16 : Os que puserem em prática a lei serão justificados.
Mc 7, 24-30 : Por causa desta palavra, vai, porque o demónio já saiu da tua filha.




Oração
Senhor Deus, nós te agradecemos pela sabedoria que as tuas escrituras nos transmitem.


Dá-nos a coragem de abrirmos o coração e o espírito ao nosso próximo, seja ele de outra confissão cristã ou de qualquer outra religião. Concede-nos a graça de ultrapassarmos as barreiras da indiferença, dos preconceitos e do ódio.

Reforça a nossa visão dos últimos dias, quando todos os cristãos caminharem juntos para o banquete final e quando todas as lágrimas e todo o desacordo forem vencidos pelo amor. Ámém.





Os cristãos diante da injustiça econômica e da pobreza
Lv 25, 8-14: O jubileu como libertação
Sl 146 (145): O Senhor faz justiça aos oprimidos
1Tm 6, 9-10: O amor ao dinheiro, raiz de todos os males
Lc 4, 16-21: Jesus e o jubileu como libertação





Oração
Deus de Justiça, no nosso mundo há lugares em que transborda comida; mas outros em que não se tem o bastante, com uma legião de doentes e famintos.


Deus da Paz, no nosso mundo há pessoas que tiram proveito da violência e da guerra, enquanto outros, por causa da guerra e da violência, são obrigados a abandonar os seus lares e encontrar refúgio em terra estranha.

Deus de Compaixão, permite-nos compreender que não podemos viver apenas do dinheiro, mas que necessitamos da tua Palavra. Ajuda-nos a compreender que não podemos chegar à vida e à prosperidade verdadeira senão amando a Ti, na obediência à tua vontade e aos teus ensinamentos.

Nós te pedimos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Os cristãos diante da crise ecológica




Gn 1, 31-2,3: Deus viu tudo o que havia feito; e eis que era muito bom
Sl 148, 1-5: Pois ele ordenou, e foram criados
Rm 8, 18-23: A criação libertada do poder do nada
Mt 13, 31-32: A menor de todas as sementes





Oração

Deus Criador, formaste o mundo pela tua Palavra e viste que tudo era bom.
Mas hoje nós realizamos obras de morte e provocamos irremediavelmente a depredação do meio-ambiente.
Dá-nos o arrependimento de nossas ganâncias; ensina-nos a cuidar das tuas criaturas. Juntos, nós queremos proteger a criação. Amém.


sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Bento XVI: Comunicações Sociais, os jovens evangelizem o "continente digital"




Cidade do Vaticano, 23 jan (SIR) - Os "jovens católicos" sejam evangelizadores do "contexto digital", inserindo nela "o testemunho de sua fé".

Assim o Papa, na mensagem para a 43ª Jornada mundial das Comunicações Sociais, se dirige aos jovens crentes, exortando-os a "introduzir na cultura deste novo ambiente comunicativo e informativo os valores sobre os quais se apóia" a vida deles.

"Portanto, o anúncio de Cristo no mundo das novas tecnologias supões um seu aprofundado conhecimento para uma sua adequada utilização", escreve o Papa, pedindo aos jovens serem "arautos" de sua fé.

E termina: "A vós jovens, que quase vos encontrais em sintonia com estes novos meios de comunicação, compete em particular a tarefa da evangelização deste 'continente digital'. Saibais assumir com entusiasmo o anúncio do Evangelho entre os vossos colegas".


Bento XVI: Comunicações Sociais, atenção à "qualidade dos conteúdos"



Cidade do Vaticano, 23 jan (SIR) -

Prestar atenção à "qualidade dos conteúdos" que as novas tecnologias "são chamadas a colocar ao grande público". É o convite que dirige Bento XVI aos que trabalham na comunicação digital, para que promovam "uma cultura do respeito, do diálogo, da amizade".

"Aqueles que trabalham no setor da produção e da difusão dos conteúdos da nova mídia - su blinha o Papa na mensagem para a 43ª Jornada mundial das Comunicações Sociais - devem sentir-se comprometidos no respeito da dignidade e do valor da pessoa humana": um compromisso que leva a "evitar a difusão de palavras e imagens degradantes para o ser humano, a excluir portanto o que alimenta o ódio e a intolerância, esvazia a beleza e a intimidade da sexualidade humana, aproveita dos fracos e dos indefesos".

Enquanto sobre "o diálogo entre as pessoas de diferentes Países, culturas e religiões" que possibilidade das novas tecnologias, o Pontífice lembra que este diálogo deve ser alicerçado "numa busca sincera e recíproca da verdade"; e os encontros na "nova arena digital", apontam e requerem, "para serem fecundos, formas honestas e corretas de expressão junto com um escuta atenta e respeitosa".


Bento XVI: Comunicações sociais, "não banalizar" o conceito de amizade




Cidade do Vaticano, 23 jan (SIR) -

"Não banalizar o conceito e a experiência de amizade", termo que "teve um renovado impulso no vocabulário das redes sociais digitais". Bento XVI, na mensagem pela 43ª Jornada mundial das Comunicações Sociais, lembra que a amizade "é uma das mais nobre conquistas da cultura humana" e que exatamente através dela "crescemos e nos desenvolvemos como seres humanos".

Portanto, "seria triste se o nosso desejo de incrementar e desenvolver on line as amizades se realizasse esquecendo a disponibilidade em favor da família, dos vizinhos e daqueles que se encontram na realidade de todo dia, no lugar do trabalho, na escola, no tempo livre". Além disso, "um obsessivo" desejo pela "conexão virtual" leva a pessoa a se isolar, "interrompendo a real inte ração social".

Por outro lado, "é gratificante ver o surgir de novas redes digitais que visam promover a solidariedade humana, a paz e a justiça, os direitos humano e o respeito pela vida e o bem da criação". Redes que "podem facilitar formas de cooperação entre os povos de diferentes contextos geográficos e culturais"; no entanto, "deve-se procurar que o mundo digital, em que estas redes estão inseridas, seja um mundo realmente acessível a todos".


quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

.






Toda ultima segunda feira do mês, Visitamos nossos irmãos menores, moradores de Rua, na Casa da Misericórdia.

A casa fica na rua Barão do Rio Branco, na altura da quadra do Colégio Universitário.

A Partir das 18hs

Paz e Bem!

Os cristãos diante das discriminações e dos preconceitos sociais





Textos bíblicos:


Is 58, 6-12: Não te esquives daquele que é tua própria carne

Sl 133: Que prazer encontrar-se entre irmãos

Gl 3, 26-29: Todos vós sois um só em Cristo

Lc 18, 9-14: A estes, convencidos de serem justos


Oração
Senhor, faz-nos perceber as discriminações e exclusões que marcam a nossa sociedade.

Conduz o nosso olhar e ajuda-nos a reconhecer os preconceitos que habitam em nós. Ensina-nos a expulsar todo desprezo de nosso coração, para apreciarmos a alegria de viver jutos em unidade. Amém.







Semana de Unidade dos Cristãos -

Os cristãos diante da guerra e da violência


Is 2, 1-4: Não se aprenderá mais a guerra


Sl 74, 18-23: Não esqueças para sempre a vida dos teus pobres


1Pd 2, 21-25: Suas chagas vos curaram


Mt 5, 38-48: Orai pelos que vos perseguem


Oração


Senhor, tu que te entregaste na cruz pela unidade do género humano, nós te oferecemos nossa humanidade ferida pelo egoísmo, arrogância, vaidade e ira.

Senhor, não abandones o teu povo oprimido a sofrer toda forma de violência, de ira e de ódio, vítima de falsas crenças e de divergências ideológicas.

Senhor, concede que nós, cristãos, trabalhemos juntos para que se cumpra a tua justiça, antes que a nossa.

Dá-nos coragem de ajudar os outros a levar a sua cruz, ao invés de colocar a nossa sobre seus ombros.Senhor, ensina-nos a sabedoria de tratar os nossos inimigos com amor ao invés de odiá-los. Amém.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009




VEJA ESTE VÍDEO:

http://www.youtube.com/watch?v=caXDwPLi-ls

Decidimos postar este vídeo, que também está em nosso orkut, pela singeleza e poesia com que o filme de Zefirelli trata da história de Francisco. Todos sabemos que nem sempre a vida é música e poesia (infelizmente), mas é possível sim tornar uma história tão bonita ainda mais bela através da arte.

Por que então não tentamos colocar um pouco mais de beleza em nossas vidas? Propomos buscar mais dessa singeleza, simplicidade, desapego e naturalidade.

Propomos nos entregar mais a uma vida com amor e beleza que atenua um pouco o peso da realidade e a fuga acalmante de expressar o que temos no coração através da música, da poesia ou de quaiisquer outro meios.


Francisco fez isso. O primeiro texto escrito em língua italiana foi escrito por ele, o "Cântico do Irmão Sol".

Propomos algo mais: faça todo o download deste vídeo e ouça a música enquanto lê o a oração que Francisco fez num momento realmente inspirado por Deus. É muito bonito. E são de coisas bonitas que o este mundo (todo em cinza manchado de sangue, concreto sobre o verde da mãe natureza e poluição).



Colocamos também a versão em italiano que, como toda língua latina, é colorida, viva, poética e musical.
Aproveitem bastante.
Paz e Bem!




"Cântico do Irmão Sol"

Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
Teus são o louvor, a glória, a honra
E toda a benção.
Só a ti, Altíssimo, são devidos;
E homem algum é digno
De te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor,
Com todas as tuas criaturas,
Especialmente o Senhor Irmão Sol,
Que clareia o diaE com sua luz nos alumia.
E ele é belo e radiante
Com grande esplendor:
De ti, Altíssimo é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Lua e as Estrelas,
Que no céu formaste claras
E preciosas e belas.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Vento,Pelo ar, ou nublado
Ou sereno, e todo o tempo
Pela qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pela irmã Água,
Que é mui útil e humilde
E preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pelo irmão Fogo
Pelo qual iluminas a noite
E ele é belo e jucundo
E vigoroso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a mãe Terra
Que nos sustenta e governa,
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor,
Pelos que perdoam por teu amor,
E suportam enfermidades e tribulações.
Bem aventurados os que sustentam a paz,
Que por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar.
Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar
Conformes á tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!
Louvai e bendizei a meu Senhor,
E dai-lhe graças,
E servi-o com grande humildade.

"Cantico de Frate Sole"

Altissimu, onnipotente, bon Signore,
tue so' le laude, la gloria e l'honore et onne benedictione.
Ad te solo, Altissimo, se konfano,
et nullu homo ène dignu te mentovare.

Laudato sie, mi' Signore,
cum tucte le tue creature,
spetialmente messor lo frate sole,
lo qual'è iorno, et allumini noi per lui.
Et ellu è bellu e radiante cum grande splendore:
de te, Altissimo, porta significatione.

Laudato si', mi' Signore,
per sora luna e le stelle:
in celu l'ài formate
clarite et pretiose et belle.

Laudato si', mi' Signore,
per frate vento
et per aere et nubilo et sereno et onne tempo,
per lo quale a le tue creature dài sustentamento.

Laudato si', mi' Signore,
per sor'aqua,
la quale è multo utile et humile et pretiosa et casta.

Laudato si', mi' Signore,
per frate focu,
per lo quale ennallumini la nocte:
ed ello è bello et iocundo et robustoso et forte.

Laudato si', mi' Signore,
per sora nostra matre terra,
la quale ne sustenta et governa,
et produce diversi fructi con coloriti flori et herba.

Laudato si', mi' Signore,
per quelli ke perdonano
per lo tuo amore
et sostengo infirmitate et tribulatione.
Beati quelli ke 'l sosterrano in pace,
ka da te, Altissimo,
sirano incoronati.

Laudato si', mi' Signore,
per sora nostra morte corporale,
da la quale nullu homo vivente pò skappare:
guai a·cquelli ke morrano ne le peccata mortali;
beati quelli ke trovarà ne le tue sanctissime voluntati,
ka la morte secunda no 'l farrà male.
Laudate e benedicete mi' Signore
et rengratiate e serviateli cum grande humilitate.


domingo, 4 de janeiro de 2009

Presépio Bem Franciscano!!!!!!







"Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem.





Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda.









Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida"
(São Francisco de Assis)






Natal de 2008 Em Criciúma SC

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Feliz Ano Novo Civil de 2009!!!




Felicidades e Paz à todos os homens e mulheres de Boa Vontade!!




Que consigamos ser mais Franciscanos:


no Amor;

na Paz;

e
sempre a favor do Irmãos



e no seguimento a Cristo Jesus!!!



Que este 2009 seja,

sob à interceção de São Francisco

Iluminado Pelo Espírito Santo.

Amém!!!




Rogai por nós!!!




Rogai por nós o Francisco de Assis!!!
Como a Ti, Saudamos Nossa Mãe, e usamos de suas Santa Palavras
em oração, que forão inspirados pelo Espírito Santoem Saudação à Virgem Maria::





(Esta saudação tão singela deixa entrever a grande veneração de São Francisco pela Virgem Maria, sua Mãe e Senhora, cuja capelinha: "da Porciúncula" -

Nossa Senhora dos Anjos - fora o berço da Ordem e se conservou, através dos séculos, foco de piedade Franciscana).


Salve ó Senhora Santa, Rainha Santíssima,
Mãe de Deus, ó Maria, que sois Virgem feita igreja,
eleita pelo Santíssimo Pai celestial,


que vos consagrou por seu Santíssimo e
dileto Filho e o Espírito Santo Paráclito.

Em vós residiu e reside toda plenitude da graça e todo o bem.


Salve, ó palácio do Senhor!
Salve, ó tabernáculo do Senhor!
Salve, ó morada do Senhor!
Salve, ó manto do Senhor!
Salve, ó serva do Senhor!
Salve, ó mãe do Senhor!


E salve vós todas, ó santas virtudes derramadas,
pela graça e iluminação do Espírito Santo,
nos corações dos fiéis, transformando-os de infiéis
em fiéis servos de Deus!


Amém.