quinta-feira, 12 de julho de 2012

Exame confirma que crianças de Porto Feliz não têm febre maculosa

 

Eles já deixaram a Santa Casa da cidade e passam bem. Mãe e filho, da mesma família, morreram por causa da doença.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

A Prefeitura de Porto Feliz (SP) divulgou nesta quarta-feira (10) o resultado dos exames das duas crianças que estavam com suspeita de febre maculosa. O resultado foi negativo.

A filha de 11 meses, e o sobrinho de 4 anos de Andrea Colombo Dias - que morreu vítima da febre maculosa no dia 25 de junho - passam bem e já deixaram a Santa Casa da cidade. Outro filho de Andrea também morreu por causa da doença no último dia 4.

André Bernardo Dias, marido de Andrea, continua internado no Centro Hospitalar de Sorocaba, e seu estado é considerado estável e com boa recuperação.

Carrapato
A febre maculosa é uma infecção provocada por uma bactéria transmitida ao homem por meio do carrapato estrela, encontrado principalmente em locais onde há capivaras. Por isso, a doença costuma aparecer com mais frequência na zona rural.

Animais como cavalos, bois, porcos e até mesmo cães também podem ser infectados. A transmissão, porém, só é feita por meio da picada do carrapato; não há transmissão de homem para homem ou de animal para homem. Além disso, o artrópode precisa ficar em contato com a pele por pelo menos três horas para que a vítima seja infectada.

Os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, e aparecem de dois a 14 dias após a picada. Ainda podem surgir lesões na pele. A taxa de mortalidade da doença pode chegar a 20% dos casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz