quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dia do Consagrado!

O CHAMAMENTO

Vocação vem da palavra latina: Vocare = chamar. É um chamado de Deus, porque é iniciativa dele, mas indiretamente, através de uma pessoa, de um fato, de um acontecimento ou até através de uma doença como aconteceu com Santo Inácio. Deus se serve de muitas maneiras para fazer sua escolha.

O vocacionado tem uma missão, um envio com a tarefa de realizar o desígnio particular dentro do plano de Deus em relação aos homens e ao Reino. Dentro da Igreja, a vocação é um serviço para a edificação do Povo de Deus numa comunidade. Falamos aqui de uma vocação específica: sacerdotal ou religiosa.

Naturalmente, o escolhido dá uma reposta livre de aceitação ou não. Não há imposição. Deus faz apenas uma proposta, cuja resposta é definitiva: “Quem põe a mão no arado e olha pra trás, não é digno de mim” Lc 9,26; uma resposta realista: “Se alguém não renunciar tudo, não pode ser meu discípulo” Lc 14,34; e também uma resposta gratificante: “A vossa alegria ninguém poderá tirar” Jo 16,22.

O eleito, pois, vai viver numa intimidade mais profunda com o Cristo seguindo-o mais de perto. Para tanto é investido de dons especiais como curar, expulsar, perdoar, evangelizar, anunciar a Boa Nova...

É uma opção de Igreja, com o fim de presidir as comunidades de fé. E estas têm como tarefa orar pelos escolhidos e consagrados para o serviço do Reino. Costuma-se dizer: “A vocação é a resposta de um Deus previdente a uma comunidade orante”.

A comunidade é responsável pelas vocações, pois a família e o ambiente muito influem na formação da personalidade do jovem e no seu futuro projeto de vida. O amanhã de nossos jovens depende de tudo aquilo que vêem, ouvem, sentem, ainda que de modo inconsciente, na opção de uma escolha.

A família cristã deve criar um clima propício para suscitar vocações em seu meio, ajudando-as a descobrir seu projeto de vida e, ainda mais, a cultivar esta escolha. Assim sendo, surgirá uma resposta à proposta de Deus, resposta que vem de dentro do jovem, respondendo a uma aspiração profunda do ser humano: ser feliz!

Tudo isto é um processo que supõe a graça de Deus, a fidelidade generosa do chamado e a ativa colaboração do Povo de Deus em sua comunidade de fé.

Fonte: Pv Franciscanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz