domingo, 12 de fevereiro de 2012

Contribuições para o desenvolvimento sustentável


A educação religiosa pode contribuir para o desenvolvimento sustentável?

O Greenpeace afirmou numa de suas últimas publicações na Alemanha que “a proteção do meio ambiente deveria ser uma matéria nas escolas”. Apoiando esta demanda, e a possibilidade de integrar a ética ambiental na educação religiosa, a questão de que só a educação pode conseguir as mudanças sociais necessárias para um estilo de vida sustentável está no debate.

Desde a Eco-Rio 92 e a adoção da Agenda 21, onde a tríade ecologia, economia, e justiça social foi unificada de maneira global no conceito “desenvolvimento sustentável”, ficou claro que as considerações ambientais não deviam ser discutidas à margem dos fatores econômicos e sociais. Esta conclusão levou o estabelecimento do programa de Educação para um Desenvolvimento Sustentável ou ESD.

A organização das Nações Unidas declarou o período 2005-2014 como a década da “ Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, para estabelecer em nível global a integração dos princípios do desenvolvimento sustentável nos programas nacionais de educação. Nesse sentido, é difícil proporcionar temas ecológicos relevantes para serem ensinados sem conhecer o contexto concreto de cada escola.

Uma “ Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, especialmente nas escolas com ideário religioso, só terá sucesso e será viável se o colégio em seu conjunto apoiar o projeto, e se as tentativas para reformar os colégios forem feitas seguindo critérios de sustentabilidade em todos os âmbitos. Este requisito inclui medidas da administração do estabelecimento, tanto estruturais como de energias de baixo consumo. O ideal seria que o processo do novo modelo levasse a um debate para obter uma declaração de uma missão comum.

Uma possível forma de proceder é introduzir programas profissionais ambientais orientados especialmente para escolas que ponham toda a instituição na mesma perspectiva. O modelo europeu de gestão ambiental, EMAS, oferece uma orientação fundamental. Algumas dioceses na Europa estão apoiando suas escolas para introduzir estas medidas de gestão ambiental.

Precisamos de uma reflexão a respeito de como a educação religiosa pode contribuir para conseguir um desenvolvimento sustentado. A pedagogia cristã, assim como as escolas em geral, não pode dedicar-se simplesmente a ensinar a “sustentabilidade”. No entanto, as escolas e o ensino religioso em geral poderiam ficar sobrecarregadas com uma tarefa como essa. A missão, portanto, não pode ser solucionada exclusivamente na escola; é preciso criar um marco social, econômico e político apropriado. Quando muito, as instituições educativas podem apoiar o processo, mas não ser o motor decisivo de um desenvolvimento sustentável generalizado

O conteúdo do debate sobre sustentabilidade era conhecido antes da Eco-Rio 92, e também nos programas de educação religiosa. Na quarta Assembléia do Concílio Mundial das Igrejas em Vancouver em 1983, foi adotada uma recomendação que integraria todas as igrejas nacionais num processo conciliar para comprometer-se mutuamente com a justiça, a paz e a integridade da criação.

O essencial deste processo consiste na conjunção de temas ecológicos, econômicos e de justiça social, assim como de múltiplas iniciativas que já foram desenvolvidas, como as lojas de comércio justo, instituições de educação ambiental ou monatérios que aplicaram técnicas sustentáveis em práticas agrícolas, etc.

Animados pelo movimento conciliar de Justiça, Paz e Integridade da Criação, o tema da sustentabilidade encontrou a maneira de ser significativo no ensino religioso durante os últimos 30 anos. Redescobrir e renovar esses temas com discussões apropriadas e atividades atraentes será a tarefa de professores e professoras, e não só nos colégios

Autor: Simone Birkel
Fonte: Mirada Global

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