Os prefeitos de treze cidades da região se uniram e vão criar um consórcio para angariar recursos para colocar nos trilhos o trem turístico da Sorocabana. A iniciativa foi formalizada, na tarde de ontem, no gabinete do prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi. Cada prefeito saiu com um modelo padrão do projeto, que precisa agora ser aprovado na Câmara dos Vereadores de cada município. Já existem quatro roteiros definidos, englobando itinerários nas cidades participantes. São eles: Itupararanga (Sorocaba a Votorantim), do Vinho (Sorocaba a São Roque), Sorocaba à Fazenda Nacional de Ipanema e rota dos italianos (Sorocaba, Boituva, Cerquilho, Laranjal até Conchas).
Vitor Lippi enfatizou que após a regulamentação, com aprovação na Câmara de Vereadores de cada cidade, o consórcio já está apto para receber recursos, do Governo Federal ou Estadual. Como exemplo, citou o caso de Itu, que recentemente recebeu R$ 4 milhões do Ministério do Turismo para colocar nos trilhos o Trem Republicano, que ligará as cidades de Itu e Salto. Uma licitação foi aberta para reconstruir os 7 quilômetros da ferrovia. Lippi indicou que Itu, da mesma forma, formou um consórcio para receber essa verba. “Ainda não temos idéia dos valores e acredito que isto será feito em etapas. O prefeito Dennys Veneri disse que “a gente pode até fazer locação de equipamentos para começar, mas agora um grupo técnico vai estudar as necessidades para viabilizar isto ai”.
Já o prefeito de Mairinque, citado por Lippi acima, disse que a formalização do consórcio é importante para colocar nos trilhos o trem turístico da Sorocabana e que existem inclusive três máquinas, duas de São Roque e Mairinque. A idéia inicial era formar junto com São Roque, a rota dos vinhos, porém os planos foram mudados por intermédio do consórcio. “Vou mandar o projeto ao Ministério do Turismo, não mais de Mairinque e São Roque e sim do consórcio”.
O presidente da Turistrem, Antônio Francisco Gonçalves, o “Botafogo”, briga para a implantação do trem turístico na região há oito anos e indicou que já existem quatro roteiros definidos. Ele apontou que os itinerários são: Sorocaba a Votorantim/Santa Helena, do Vinho (Sorocaba a São Roque), Sorocaba à Fazenda Ipanema (Iperó) e rota dos italianos (Sorocaba, Boituva, Cerquilho, Laranjal até Conchas). “A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já percorreu estes trechos e deu aval, informando que o projeto pode ser feito tranquilamente”.
Antônio “Botafogo” citou ainda que a América Latina Logística (ALL), que tem a concessão dessas linhas férreas, apoia a iniciativa, tendo em vista que tem obrigatoriedade de incentivar o turismo ferroviário. Todos os prefeitos, que participaram ontem, enfatizaram que se trata de trem turístico e não de transporte ferroviário suburbano. Estiveram no encontro os prefeitos de Sorocaba, São Roque, Mairinque, Pilar do Sul, Cerquilho, Iperó, Jumirim, Laranjal Paulista, Boituva, Conchas, Alumínio e Pilar do Sul. O prefeito de Votorantim, de acordo com Lippi, participa do consórcio e avisou que não poderia comparecer ontem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz