segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Novo alerta aos católicos

 

 

Apareceu um novo templo em Sorocaba com o nome de “Santuário Ágape do Divino Mestre”, situado na Vila Progresso. O folheto de propaganda promete curas milagrosas em que Deus terá como instrumento um “padre” cujo nome não aparece  no mesmo. Ele se apresenta como “Padre Carismático Exorcista” e não declara a que denominação religiosa pertence, de modo que não sabemos se ele está fundando uma nova religião ou se pertence a alguma já estruturada.

No “rodapé” do folheto encontra-se a observação: “Nossa Igreja é devidamente registrada...”. Deve-se referir ao espaço alugado para as sessões de curas e outros milagres,  que se escreve com minúscula: igreja.. É evidente a intenção de atrair católicos em dificuldades e desprevenidos como podemos perceber no convite: “Venha ser um católico feliz e abençoado”!  Para tal são utilizados elementos da linguagem da Igreja Católica, já consagrada através dos tempos, valendo-se também de práticas da piedade de nosso catolicismo popular.

Sobre tal expediente publicitário advertiu-nos a presidência da CNBB em nota publicada em 2011:  “O uso de nomes, termos, símbolos e instituições próprios da Igreja Católica Apostólica Romana, por outras denominações religiosas distintas da mesma, pode gerar equívocos e confusões entre os fiéis católicos...Pessoas de boa vontade podem ser levadas a frequentar tais templos, crendo que se trata de comunidades da Igreja Católica Apostólica Romana, quando na verdade não o são. Por essa razão a Igreja tem a obrigação de esclarecer e alertar o Povo de Deus para evitar prováveis danos de ordem espiritual e pastoral.”

Peço aos pregadores e catequistas, especialmente nesse momento em que deve ser escolhido o novo sucessor de Pedro, que explique aos fieis católicos que só existe uma Igreja de Jesus Cristo conforme sua palavra a Simão Pedro: “Sobre esta pedra edificarei MINHA IGREJA”. As outras têm seus donos como inevitavelmente aparece na linguagem do povo: “a Igreja do bispo fulano” ou do “pastor sicrano” e assim por diante. É hora de uma boa catequese sobre a visibilidade da Igreja de Cristo bem como sobre a missão do Bispo de Roma como princípio da unidade visível da Igreja de Cristo presente em todas as nações.

Sorocaba, 23 de fevereiro de 2013

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues

Arcebispo Metropolitano

3 comentários:

  1. descordo com tudo isto que esta escrito aqui... frequento esta igreja a 6 anos e vejo muitos milagres acontecerem. pessoas de cadeira de roda voltarem a andar... antes de ficar julgando sem saber, primeiro verifique pra nao falar bobeira... esta igreja vai crescer mais e mais como anda acontecendo... padre antonio estamos junto com vc... DEUS TE ABENÇOE NESTA NOVA BATALHA...

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com os comentários

    ResponderExcluir
  3. Cade as postagens que falam bem sobre a devida igreja, ou vocês só postam o que vocês querem, para o povo achar que a Igreja é uma fraude, antes de atirar a primeira pedra e julgar, verificar o próprio coração para ver quem esta errado, Esta Igreja é uma benção em Sorocaba, coisa que muitas não tem.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz